Pages

quinta-feira, 31 de março de 2011

Para refletir...

Li esse pequeno trecho no livro Escritos Ecológicos do Aziz Ab'Saber e achei interessante refletir sobre a profundidade e a urgência do mesmo...
"(...) existe a necessidade inadiável de colocar na testa das elites conservadoras um pensamento filosófico incontestável: ninguém escolhe o ventre para nascer; ninguém pode escolher o lugar geográfico para vir ao mundo; e, também ninguém escolhe a condição socioeconômica para sobreviver. E, sobretudo, ninguém teve a felicidade de despertar para vida em condições socioculturais favoráveis. A gente nasce sempre aonde o acaso determinar. E disso decorre a necessidade em pensar e respeitar os mais pobres e marginalizados, porque todos são seres humanos como nós e nós outros!" (2006, p.10)

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vídeo sobre o BRASIL

Muito interessante... Essa reportagem da TV americana mostra o potencial do Brasil. O programa chama-se 60 minutes da tv CBS. Um olhar sobre o nosso país que ainda muitos nativos não o tem.




video

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vulcões

Disponibilizo abaixo o vídeo sobre vulcões estudado com a 7ª série

video

Fonte: www.youtube.com.br

Jogo mapa do Brasil

Pessoal da 6ª série! Não esqueçam de estudar o mapa do Brasil.
Vai aí um link com um jogo para facilitar o estudo!!!

Abraços

Domínios morfoclimáticos do Brasil - Turma da 6ª série

Essa classificação foi elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber e tem como principal critério de regionalização os elementos naturais do território brasileiro.

Veja agora as características de cada um:


Domínio Amazônico

Corresponde á área por onde se estende a floresta Amazônica, vegetação de aspecto geralmente denso. Embora tenha uma aparência homogênea, a floresta apresenta árovres e arbustos de tamanhos muito variados. Essa característica deve-se, principalmente, ao clima quente, com temperaturas médias anuais de 26°C, e úmido, com chuvas abundantes durante o ano todo. O relevo é formado predominantemente por depressões e planaltos de baixas altitudes, por onde correm milhares de cursos d'água, a maioria navegável.
Fonte da imagem: http://mundogeografico.sites.uol.com.br/figuras/Amazonica.jpg

Domínio do Cerrado


Abrange cerca de 20% do território brasileiro, concentrando-se sobretudo na região Centro-oeste. A vegetação é formada principalmente por pequenas árvores e arbustos com troncos e galhos retorcidos, além de gramíneas e outras plantas rasteiras que cobrem extensas áreas de solo. O clima apresenta duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril), com temperaturas médias anuais de 24°C. Nesse domínio natural predominam os planaltos, nos quais se destacam formas salientes de relevo, as chapadas, que apresentam encostas abruptas e topo com superfície plana.
Fonte da imagem: http://vsites.unb.br/ib/zoo/grcolli/jalapao/images/Cerrado25.jpg
Domínio da Caatinga
Abrange extensas áreas do interior da região Nordeste e do norte de Minas Gerais. A vegetação é composta principalmente de plantas adaptadas à escassez de água, como o mandacaru, que conserva muita umidade no interior de seu caule e apresenta espinhos que reduzem a perda de água para a atmosfera. Esse domínio apresenta o clima mais seco do país, com chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. O relevo é formado, sobretudo, por depressões e planaltos com altitudes entre 200 e 800 metros.

Domínio dos Mares de Morros

Corresponde às áreas onde predominam planaltos irregulares, com serras e morros muito desgastados pela erosão. Esse relevo era recoberto originalmente pela floresta Tropical, que se estendia por toda a faixa litorânea do país, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte. Nas áreas remanescentes, a floresta é muito úmida, em razão dos ventos oceânicos que provocam chuvas frequentes, sobretudo durante o verão.
Fonte da imagem: www.geoplanejamento.blogspot.com



Domínio das Araucárias

Estendia-se originalmente pelos estados da região Sul, ocupando as áreas de planalto de maior altitude. A vegetação remanescente é formada sobretudo pela araucária ou pinheiro-do-paraná, árvore de grande porte com folhas alongadas e pontiagudas, cuja copa cresce em forma de taça. Essa vegetação desenvolve-se apenas nas áreas de clima subtropical, com verão quente e inverno frio, como na região Sul do país.
Fonte da imagem:matadasaraucarias.blogspot.com/2010/04/domini...


Domínio das Pradarias

Também chamado de Pampas, localizese, sobretudo, no estado do Rio Grande do Sul. Nesse domínio a vegetação é formada predominantemente por plantas rasteiras, principalmente gramíneas. Ao longo dos rios e nos trchos de maior umidade surgem as matasgalerias. O relevo é suavemente ondulado, com colinas esparsas, regionalmente denominadas coxilhas. A região apresenta clima subtropical, com chuvas bem distribuídas durante o ano.
Fonte da imagem:fernanda-koi-hikari.blogspot.com/2010/04/pamp...


Faixas de transição


Podem ser divididas em duas:
Mata dos cocais

Floresta de transição entre o domínio seco da Caatinga, no Nordeste, e o domínio úmido da Amazônia. Essa mata, que se encontra principalmente no norte dos estados do Maranhão e Piauí, destaca-se pela presença de duas espécies de palmeira: o babaçu, que pode atingir de 15 a 20 metros de altura, domina a poção oeste, próximo ao clima mais úmido da Amazônia; a carnaúba, que também pode atingir até 20 metros de altura, predomina na porção leste, de clima mais seco.
Fonte da imagem:geoconceicao.blogspot.com/2009_07_01_archive.html


Pantanal

Faixa de transição que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul. A paisagem do Pantanal apresenta vegetação bastante diversificada, composta de florestas, cerrados e até espécies típicas da Caatinga. O relevo é formado por uma vasta planície, com rios extensos e volumosos.o clima é quente, com uma estação chuvosa (de novembro a abril) e outra seca (de maio a outubro). Na estação chuvosa, os leitos dos rios transbordam e as águas inundam grande parte das planícies.

Créditos e fonte do mapa e do texto: BOLIGIAN, Levon, et all. Geografia espaço e vivência: a organização do espaço brasileiro. 7º ano. 3ª ed.reform. São Paulo: Atual, 2009.



























































































quarta-feira, 23 de março de 2011

De volta

Pessoal...estive reorganizando o meu blog e, por isso, não haviam postagens. Agora estarei na ativa novamente.
Abraços
profe Jordana