Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mapa Mundo Bipolar

Pessoal da 7ª série - Goretti!

Aí está o mapa que comentei com vocês sobre a divisão do mundo no período da Guerra Fria. Conversaremos em aula. Abraços



Fonte: DVD Geografia Espaço e Vivência. Editora Atual.


Entrevista a um migrante - 6ª série

Pessoal! abaixo seguem as orientações para a entrevista com o migrante que vocês escolherão!

Nome:
Sexo:
Idade:
Local de nascimento:
Cidades que já migrou:
Motivos:
Tipo de migração: (Classificar conforme o que estudamos)
Realizar duas perguntas que envolvam os movimentos migratórios do entrevistado:
Foto da pessoa:
Produzir um mapa que demonstre o movimento migratório, com legendas.

Abção e bom "chantelly" no feriado!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Atividades 6ª série - Goretti

Pessoal! Seguem as questões de revisão a respeito do conteúdo de população:

1) Explique a diferença entre população absoluta e relativa:

2) "O deserto verde e o formigueiro humano são um dos contrastes deste imenso Brasil". Explique o significado das expressões "deserto verde" e "formigueiro humano" empregado para caracterizar a distribuição da população brasileira em seu território.

3) Explique a taxa de natalidade e mortalidade.

4) Faça um esquema representando o histórico do crescimento e da diminuição da população brasileira:

5) Cite as causas para a transição demográfica no Brasil:

6) Qual a função do Censo Demográfico para o estudo da população brasileira.

Geoabraços

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A sociedade de consumo e o meio ambiente

Trabalho 8ª série - Pastorinhas
Escrever o resumo do conteúdo estudado sobre a sociedade de consumo. consumismo, os problemas ambientais...
- Selecionar uma propaganda de um produto - postar no blog;
Realizar a análise da mesma:
- falar sobre os artifícios utilizados pela mesma para icentiviar o seu consumo;
- origem do produto;
- matérias-primas utilizadas em sua produção (produto, embalagem, etc);
- Tempo de duração/vida útil;
- Após o seu descarte, indicar quais são os impactos ao meio ambiente. Pesquisar sobre os impactos do plástico, etais pesados, etc...na natureza.

domingo, 8 de maio de 2011

Viagem de estudos - Pastorinhas

"Chantellys"





Abaixo seguem as orientações geográficas para a viagem de estudos de sexta-feira, dia 13 de maio. para Porto Alegre - Exposição do Titanic e Museu da PUC. Cada turma irá fazer atividades diferentes.


Qualquer dúvida, enviem recados, gritem ou perguntem em aula, ok?!


Abção






ROTEIRO DE ATIVIDADES À EXPOSIÇÃO DO TITANIC
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Professora: Jordana Bogo

5ª, 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES




Questionamentos:

Como esses artefatos foram recuperados do Titanic?
Como os artefatos são conservados?
Ainda há corpos no fundo do oceano?
Por que tantos passageiros da terceira classe morreram no naufrágio?
Informações sobre a construção e viagem do Titanic:
Dados sobre o naufrágio:

Obs. Todas as atividades que estão indicadas abaixo devem ser feitas pelos alunos em duplas e apresentadas para serem expostas, em forma de cartaz (Folha A3)



ATIVIDADES 5ª SÉRIE




- Pesquisar um mapa do estado do Rio Grande do Sul e traçar o percurso da viagem realizado por nós (trajeto Caxias do Sul – Porto Alegre) utilizando símbolos e legenda. Além disso indicar a partir da escala a distância real entre as duas cidades.

- Fazer um desenho do ponto de vista horizontal do navio
- Fazer a cruzadinha que será entregue pela profe.



ATIVIDADES 6ª SÉRIE




- Já que estamos falando das características culturais da população brasileira, desejo que vocês relacionem aspectos de vocês, ou seja, da cultura de vocês e da população que estava no Titanic!

- Número de pessoas que estavam a bordo;
- Nacionalidade;
- Número de homens, mulheres e crianças
- Total de mortos;
- Total de sobreviventes por classes
- Fazer a atividade que será entregue pela profe (Isso é tão 1912!).



ATIVIDADES 7ª SÉRIE



A respeito do conteúdo que estamos estudando – ricos e pobres, saiba que na viagem do Titanic os passageiros podiam reservar passagens nas cabines de primeira, segunda e terceira classes. Hoje em dia cada classe custaria aproximadamente em dólares:
Suíte Deluxe Parlor de Primeira Classe = US$103.000; Bilhete de Segunda Classe = US$57.200; Cabine de Terceira Classe = US$900.

- Observem na exposição as instalações da primeira e da terceira classe. Elaborem um quadro comparativo do que vocês verão entre as classes.
- Na Galeria do Memorial vocês verão o destino de cada um de seus passageiros localizando seus nomes no manifesto.
- Escrevam uma carta da pessoa do seu Cartão de Embarque e criem uma ilustração dela em uma cabine apropriada ao seu status. Vocês podem encontrar a pessoa específica na Enciclopédia Titânica (www.encyclopedia-titanica.org) que fornecerá mais informações para incorporar talvez até uma fotografia da pessoa ou uma lista de seus pertences pessoais para incluir na figura.
- Nas cartas respondam as seguintes questões:
Para quem o passageiro escreveria?
Mostre como o passageiro se sente quanto à pessoa que receberá a carta.
3. Por que o passageiro está indo para os EUA? O que ele espera fazer ou ver quando chegar lá?
4. Qual é a impressão do passageiro sobre a vida no Titanic até agora? Como ele se sente quanto a estar a bordo?
5. Inclua detalhes que dão dicas sobre o desastre imprevisto que está para acontecer. Parece estar excepcionalmente frio? Houve rumores de alertas de outros navios?
6. O que esse passageiro faz no dia 14 de abril?
- Fazer a atividade (folha Atividade Artefatos) que será distribuída pela professora.



ATIVIDADES 8ª SÉRIE




- Pesquisar o que são icebergs, informações e curiosidades interessantes.
- Pesquisar dados sobre o Oceano Atlântico.
- Fazer um mapa que demonstre o trajeto percorrido pelo Titanic.
- Fazer a atividade (Encontre o Titanic) que será entregue pela profe. Vocês terão que utilizar inúmeros conhecimentos geográficos.

Créditos: A maior parte das atividades sobre a Exposição do Titanic foram retiradas do guia do professor.



MUSEU DA PUC
(Todas as turmas)




- Formar grupos de 4 alunos.
- Deverão escolher um tópico apresentado no museu. Ex.: Furaões, terremotos, etc.
- Fazer fotografia do lugar onde apresenta o fenômeno;
- Escrever as características do mesmo;
- Pesquisar dados adicionais na internet, revistas, vídeos sobre o fenômeno.
- Elaborar um cartaz para expor de forma criativa, contendo os passos indicados a seguir.

Ex.:


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Usina Belo Monte



Nos últimos tempos tem surgido inúmeros debates acerca de Belo Monte. Trata-se de um projeto voltado para a construção de uma hidrelétrica, no curso do Rio Xingu, no estado do Pará. Após a sua finalização ela será a maior usina do Brasil, já que a de Itaipú é binacional. Seu projeto tem provocado a manifestação de diversas opiniões.

Ambientalistas apontam que a usina irá modificar o escoamento do rio, provocando a alteração de seu regime, além dos impactos na fauna e flora do local. Indicam também que ela terá uma inviabilidade social, já que os maiores fluxos da população ribeirinha acontecem no rio, além da redução de seus territórios.

Por outro lado, a produção energética gerada pela usina aumentarão o potencial energético da região que ainda é pequeno.

A professora Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray (UFRGS) escreveu um texto intitulado "Amazônia e suas obras - Belo Monte" após passar alguns dias em um trabalho de campo pela região. Ela coloca que no encontro com jovens de diversas partes do país que trabalham em prol da preservação da Amazônia há ainda esperança.

O texto está disponível no seguinte endereço:


Entrevista a um migrante 8ª Goretti

Pessoal! Seguem abaixo as orientações para a entrevista. Gostaria que apresentassem em forma de cartaz (folha A3).

- Nome do migrante:
- Sexo:
- Idade:
- Cidade e estado de nascimento:
- Locais para os quais já migrou:
- Tipo de migração:
- Causas da migração:
- Fazer mais algumas perguntas que achar pertinente em relação ao histórico de migrações do entrevistado;
- Colocar uma foto;
- Fazer um mapa que demonstre o fluxo migratório da pessoa com legenda (Pesquisem mapas e insiram flechas e legendas para demonstrar o solicitado).

Dúvidas?! Entrem em contato!
Geoabraços