Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Usina Belo Monte



Nos últimos tempos tem surgido inúmeros debates acerca de Belo Monte. Trata-se de um projeto voltado para a construção de uma hidrelétrica, no curso do Rio Xingu, no estado do Pará. Após a sua finalização ela será a maior usina do Brasil, já que a de Itaipú é binacional. Seu projeto tem provocado a manifestação de diversas opiniões.

Ambientalistas apontam que a usina irá modificar o escoamento do rio, provocando a alteração de seu regime, além dos impactos na fauna e flora do local. Indicam também que ela terá uma inviabilidade social, já que os maiores fluxos da população ribeirinha acontecem no rio, além da redução de seus territórios.

Por outro lado, a produção energética gerada pela usina aumentarão o potencial energético da região que ainda é pequeno.

A professora Dra. Dirce Maria Antunes Suertegaray (UFRGS) escreveu um texto intitulado "Amazônia e suas obras - Belo Monte" após passar alguns dias em um trabalho de campo pela região. Ela coloca que no encontro com jovens de diversas partes do país que trabalham em prol da preservação da Amazônia há ainda esperança.

O texto está disponível no seguinte endereço:


Nenhum comentário:

Postar um comentário