Pages

domingo, 8 de maio de 2011

Viagem de estudos - Pastorinhas

"Chantellys"





Abaixo seguem as orientações geográficas para a viagem de estudos de sexta-feira, dia 13 de maio. para Porto Alegre - Exposição do Titanic e Museu da PUC. Cada turma irá fazer atividades diferentes.


Qualquer dúvida, enviem recados, gritem ou perguntem em aula, ok?!


Abção






ROTEIRO DE ATIVIDADES À EXPOSIÇÃO DO TITANIC
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Professora: Jordana Bogo

5ª, 6ª, 7ª E 8ª SÉRIES




Questionamentos:

Como esses artefatos foram recuperados do Titanic?
Como os artefatos são conservados?
Ainda há corpos no fundo do oceano?
Por que tantos passageiros da terceira classe morreram no naufrágio?
Informações sobre a construção e viagem do Titanic:
Dados sobre o naufrágio:

Obs. Todas as atividades que estão indicadas abaixo devem ser feitas pelos alunos em duplas e apresentadas para serem expostas, em forma de cartaz (Folha A3)



ATIVIDADES 5ª SÉRIE




- Pesquisar um mapa do estado do Rio Grande do Sul e traçar o percurso da viagem realizado por nós (trajeto Caxias do Sul – Porto Alegre) utilizando símbolos e legenda. Além disso indicar a partir da escala a distância real entre as duas cidades.

- Fazer um desenho do ponto de vista horizontal do navio
- Fazer a cruzadinha que será entregue pela profe.



ATIVIDADES 6ª SÉRIE




- Já que estamos falando das características culturais da população brasileira, desejo que vocês relacionem aspectos de vocês, ou seja, da cultura de vocês e da população que estava no Titanic!

- Número de pessoas que estavam a bordo;
- Nacionalidade;
- Número de homens, mulheres e crianças
- Total de mortos;
- Total de sobreviventes por classes
- Fazer a atividade que será entregue pela profe (Isso é tão 1912!).



ATIVIDADES 7ª SÉRIE



A respeito do conteúdo que estamos estudando – ricos e pobres, saiba que na viagem do Titanic os passageiros podiam reservar passagens nas cabines de primeira, segunda e terceira classes. Hoje em dia cada classe custaria aproximadamente em dólares:
Suíte Deluxe Parlor de Primeira Classe = US$103.000; Bilhete de Segunda Classe = US$57.200; Cabine de Terceira Classe = US$900.

- Observem na exposição as instalações da primeira e da terceira classe. Elaborem um quadro comparativo do que vocês verão entre as classes.
- Na Galeria do Memorial vocês verão o destino de cada um de seus passageiros localizando seus nomes no manifesto.
- Escrevam uma carta da pessoa do seu Cartão de Embarque e criem uma ilustração dela em uma cabine apropriada ao seu status. Vocês podem encontrar a pessoa específica na Enciclopédia Titânica (www.encyclopedia-titanica.org) que fornecerá mais informações para incorporar talvez até uma fotografia da pessoa ou uma lista de seus pertences pessoais para incluir na figura.
- Nas cartas respondam as seguintes questões:
Para quem o passageiro escreveria?
Mostre como o passageiro se sente quanto à pessoa que receberá a carta.
3. Por que o passageiro está indo para os EUA? O que ele espera fazer ou ver quando chegar lá?
4. Qual é a impressão do passageiro sobre a vida no Titanic até agora? Como ele se sente quanto a estar a bordo?
5. Inclua detalhes que dão dicas sobre o desastre imprevisto que está para acontecer. Parece estar excepcionalmente frio? Houve rumores de alertas de outros navios?
6. O que esse passageiro faz no dia 14 de abril?
- Fazer a atividade (folha Atividade Artefatos) que será distribuída pela professora.



ATIVIDADES 8ª SÉRIE




- Pesquisar o que são icebergs, informações e curiosidades interessantes.
- Pesquisar dados sobre o Oceano Atlântico.
- Fazer um mapa que demonstre o trajeto percorrido pelo Titanic.
- Fazer a atividade (Encontre o Titanic) que será entregue pela profe. Vocês terão que utilizar inúmeros conhecimentos geográficos.

Créditos: A maior parte das atividades sobre a Exposição do Titanic foram retiradas do guia do professor.



MUSEU DA PUC
(Todas as turmas)




- Formar grupos de 4 alunos.
- Deverão escolher um tópico apresentado no museu. Ex.: Furaões, terremotos, etc.
- Fazer fotografia do lugar onde apresenta o fenômeno;
- Escrever as características do mesmo;
- Pesquisar dados adicionais na internet, revistas, vídeos sobre o fenômeno.
- Elaborar um cartaz para expor de forma criativa, contendo os passos indicados a seguir.

Ex.:


Um comentário: